quarta-feira, 27 de maio de 2009

Efeitos Colaterais...


Dúvidas serão iluminadas pelas janelas de oportunidades, que desde logo se abrirão...

a expressão é ainda mais feliz tendo em conta a forma (literal) do que aqui se trata.
Desde logo porque não há em Portugal uma infraestrutura a dispensar experiência semelhante. Para além daquilo que será a sua função primordial, a criação de um acesso a Manteigas implicará uma obra ímpar ao longo de 4/5 Km e com diferenças altimétricas finais na ordem dos 250/300 m. Cabe aqui quase tudo o que se possa imaginar:
De um espaço único para experiências científicas (nomeadamente Física, na captura de partículas elementares cósmicas, estação sismológica, hidrogeologia, reologia, psicologia comportamental, banco genético ecológico nacional,...)à componente lúdica (anfiteatro/auditório de excelência acústica para actividades culturais ou outros eventos) ou de Educação Científica & Ambiental (benefício que advém da localização, no exacto alinhamento de uma importante falha geológica que se estende até Puebla de Sanábria), e ainda de aventura (tirando partido da morfologia e percurso que venha a ser determinado para este túnel bem como do modo de locomoção).
Essa forma de transporte inovadora constituirá em si mesma uma das peças fundamentais na animação do local, permitindo o desfrute máximo do que vier a ser experiênciado ao longo do seu trajecto, desde a estação subterrânea até à superfície em Manteigas.


Teleférico panorâmico bem como veículos adaptados às condições climatéricas e do terreno providenciam à saida da estação, a dispersão pelos vários destinos turísticos: termas, trilhos de montanha, postos de observação da Vida Selvagem, Centros de Retiro, de Alto Rendimento, pistas de sky, Torre...

A capacidade de uma oferta turistica diversificada e com qualidade ao longo de todo o ano aparece agora de forma evidente, após uma história de exploração avulsa e distorcida, com pressões insustentáveis de um turismo desregrado e sempre dependente de fenómenos imprevisíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário